Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
 Leach, 1820
Subfamília: Picumninae
 Gray, 1840
Espécie: P. temminckii

Nome Científico

Picumnus temminckii
Lafresnaye, 1845

Nome em Inglês

Ochre-collared Piculet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Pica-pau-anão-de-coleira

O pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii) é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido como pica-pau-anão-de-pescoço-castanho.

Seu nome significa: do (francês) picumnepiculet = pequeno pica-pau; e Temminckii = homenagem ao ornitólogo alemão - Coenraad Jacob Temminck (1778–1858). ⇒ Pequeno pica-pau de Temminck. ===== Características ===== Mede aproximadamente 9 centímetros. Alguns autores consideram esta ave como subespécie do pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) ao qual realmente se assemelha muito, mas o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), em resolução publicada em 2001, passou a considerá-las como espécies distintas, sendo que o pica-pau-anão-de-coleira se diferencia do pica-pau-anão-barrado por apresentar uma região de coloração ocrácea na face e pescoço e por ter a coloração geral mais castanha, especialmente nas partes superiores. O macho apresenta as manchas da testa vermelhas enquanto na fêmea estas são brancas. O macho imaturo, já próximo da maturidade, apresenta barras das partes inferiores quase definidas e a testa sem manchas brancas.
Seu canto é um trinado muito típico, lembrando um pouco o de alguns grilos.

===== Alimentação ===== Seu tamanho reduzido o permite alcançar pequenos ramos que outros pica-paus não alcançariam e é nesses ramos finos que encontra os insetos e larvas dos quais se alimenta. ===== Reprodução ===== Reproduz-se em buracos feitos em árvores mortas, não muito longe do solo. A fêmea é encarregada da incubação, enquanto o macho a alimenta. O casal se reveza na alimentação dos filhotes. ===== Hábitos ===== Ocorre em qualquer local onde haja árvores, contanto que a mata não seja muito densa. É curioso notar que ao contrário dos outros pica-paus, esta e outras espécies do gênero Picumnus não costumam usar a cauda como apoio enquanto sobem pelos troncos ou martelam a madeira. Suas cauda é fina e não muito dura, por outro lado seus pés são desproporcionalmente grandes e fortes e são eles que suportam o peso da ave. ===== Distribuição Geográfica ===== Enquanto o pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) ocorre desde o norte da Amazônia até a Argentina, o pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii), apresenta uma distribuição restrita às regiões Sul e Sudeste do país e países vizinhos. Há, portanto, sobreposição entre as distribuições e pouco se sabe sobre as especificidades ecológicas que separam estas espécies. ===== Vídeos ===== Reportagem na RPC Tv Globo Paraná: http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/video.phtml?Video_ID=56772&votar=true&nota=5 ===== Referências ===== * SANTIAGO, R. G. Pica-pau-anão-de-coleira ( Picumnus temminckii ) Guia Interativo de Aves Urbanas, 30 jan. 2007. Disponível em: <http://www.ib.unicamp.br/lte/giau/visualizarMaterial.php?idMaterial=408>. Acesso em: 11 mai. 2009. * CEO - disponível em www.ceo.org.br Acesso em 11 mai. 2009. ===== Galeria de Fotos =====